quinta-feira, 21 de outubro de 2010

AINDA NO CINEMA

por : Sérgio Ramos
Fundação Cultural leva cinema à universidade

CINEMA

Os documentários “Povo Amondawa”, de Luiz Brito, “Ver-O-Peso”, de Januário Guedes, e “São Carlos do Jamari”, de Alejandro Bedotti, serão exibidos e debatidos nos campus da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná – UNIJIPA, e da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, nos dias 27 e 28 de outubro, respectivamente, durante a programação do Festival Só Curta – Estadual de Curta-Metragem, realizado pela Fundação Cultural de Ji-Paraná a partir do dia 25.

“Povo Amondawa”, de Luiz Brito, retrata a nação homônima, vítima do avanço da civilização através de projeto de colonização incentivado pelo governo federal a partir do final da década de 70. Luiz Brito estará também com o documentário “Taba, Querida Taba” no Festival Só Curta, a ser exibido no Cine Colúmbia. Este, é uma homenagem à Taba do Cacique, casa noturna referência por décadas à boêmia da cidade de Porto Velho. “Ver-O-Peso”, de Januário Guedes, une elementos de documentário e de ficção numa poética a um dos mercados mais conhecidos no Brasil. “São Carlos do Jamari”, de Alejandro Bedotti, vencedor em 2003 do FestCine Amazônia, faz um registro documental da história de São Carlos do Jamari.

Após a exibição haverá comentários sobre os filmes pelos diretores Luiz Brito, Alejandro Bedotti e outros convidados ligados à produção audiovisual do Estado de Rondônia, seguido de abertura para perguntas e comentários dos presentes. “Levar o cinema à universidade é uma forma não só de ampliar o conhecimento acadêmico, mas de provocar discussão sobre a importância do fazer cultural nestas instituições”, ressaltou Carlos Reis, coordenador do Festival.

Fonte: Assessoria

EXEMPLO SER SEGUIDO

Sérgio Ramos
JARU - Estádio Leal Chapelão é palco de exibições gratuitas de filmes, neste fim de semana

CINEMA

As exibições gratuitas de filmes nacionais e internacionais do Cine Sesi deste fim de semana, de 22 a 24 deste mês, serão no Estádio Municipal Leal Chapelão, em Jaru (RO).
O projeto já foi visto por quase 3 milhões de pessoas em mais de 400 cidades brasileiras. A caravana já passou por Candeias do Jamari, Guajará-Mirim, Alto Paraíso, Machadinho do Oeste e Buritis. O projeto existe há oito anos, levando cinema a lugares que não possuem salas de projeção em funcionamento.

As projeções ocorrem sempre a partir das 18h30 de sexta-feira, sábado e domingo, ao ar-livre, em área cedida pelo Sesi, em acordo com a prefeitura local. Os filmes são apresentados em tela alto alvura de 12 x 5 metros, com um projetor de 35 mm. O som possui três vias de 2 mil watts e projetor Hi-Light Xenon de 2 mil watts, além de cinemascope, o que permite uma boa visualização e audição a uma distância de até 25 metros. Tudo isso garante o elevado padrão de qualidade técnica e de conteúdo das projeções.

Serão exibidos, nesta sexta-feira, “Até o sol raiá” (curta) e “Se eu fosse você 2” (longa). No sábado, será a vez de “O branco” (curta) e “Pequenas histórias” (longa). No domingo, o público poderá assistir a “Vida Maria” (curta) e “A era do gelo 3” (longa).

Programação:
22, 23 e 24/10/2010 – Jaru - Estádio Municipal Leal Chapelão
05, 06 e 07/11/2010 - Ouro Preto do Oeste - Praça da Liberdade
01, 02 e 03/04/2011 - Presidente Médici - Praça Pública (em frente a Prefeitura)
08, 09 e 10/04/2011 - São Miguel do Guaporé - Pç da Prefeitura (ao lado da Qd Municipal)
15, 16 e 17/04/2011 - Santa Luzia do Oeste - Estádio Municipal
22, 23 e 24/04/2011 - Pimenta Bueno - Pç dos Pioneiros(em frente a Sec. Saúde)
29, 30/04 e 01/05/2011 - Espigão do Oeste - R. Minas Gerais (ao lado da Igreja Matriz)
06, 07 e 08/05/2011 - Colorado do Oeste - Campo ao lado do Ginásio de Esportes
13, 14 e 15/05/2011 – Cerejeiras - Praça dos Pioneiros

SINOPSES:

Sexta-feira
“ATÉ O SOL RAIÁ” - Curta
Até o sol raiá é um conto de fantasia e de celebração ao imaginário nordestino. Personagens criados por um artesão em barro ganham vida própria e agitam uma pacata vila sertaneja numa noite de festa. Animado em 3D, o curta-metragem funde a tradição do artesanato em barro com o cangaço, numa referência a dois ícones da cultura do Nordeste.

“SE EU FOSSE VOCÊ 2” - Longa
Grande sucesso do cinema nacional, graças a competente direção de Daniel Filho e da dupla de atores/protagonistas Gloria Pires e Tony Ramos. O casal Cláudio e Helena Maria, interpretado por Tony Ramos e Glória Pires, volta a viver uma troca de papéis. Depois de alguns anos da primeira troca, os conflitos constantes voltam a prejudicar a relação e o casal resolve se separar. Para tornar a situação ainda mais complicada, eles descobrem que a filha, Bia, agora com 18 anos, está grávida e vai se casar.
Quando decidem formalizar a separação, o destino intervém na situação e, pela segunda vez, trocam de corpo. Familiarizados com a situação, decidem sumir durante quatro dias - tempo que durou o fenômeno da última vez. Porém, a tentativa não dá certo. Quando chega o quarto dia, eles continuam com as personalidades trocadas. Então, Cláudio e Helena entram em desespero e começam a buscar o motivo que não favoreceu a destroca. Tentam repetir algo que resolveu a outra ocasião, e fazem sexo - o que também não funciona, e acaba engravidando Helena (ainda com a mente de Cláudio).
Contrariados, os pais precisam continuar juntos, um no corpo do outro, para poderem organizar a festa de casamento da filha e, assim, viverem várias confusões com o genro, os ricos sogros e os amigos dos noivos.

Sábado
“O BRANCO” – Curta
Um garoto cego especula sobre as cores das coisas e manifesta uma predileção pela cor branca, síntese de tudo o que para ele é inatingível.

“PEQUENAS HISTÓRIAS” - Longa
Na varanda de uma fazenda, uma senhora conta quatro histórias protagonizadas por personagens do imaginário popular brasileiro - principalmente da cultura mineira. Do mineiro Helvécio Ratton, com um elenco de primeira grandeza, como Marieta Severo, Patrícia Pillar, Maurício Tizumba. Ganhou o Premio de Melhor Filme Infantil de 3009 pela Academia Brasileira de Cinema.

Domingo
“VIDA MARIA” - Curta
"Vida Maria" é um belíssimo curta de pouco mais de oito minutos, que fez maior sucesso no Festival de Cinema de Pernambuco (Arte Cine PE). A animação, produzida quase que inteiramente por Márcio Ramos, conta de forma concisa e com toques de humor a contradição entre os desejos pessoais e a realidade que se impõe a qualquer pessoa. Narra a história de Maria, durante seu trabalho no sitivo onde vive. Vai dos cinco aos 45 anos e passa todo o seu estilo de viver para sua filha Lurdes.

“A ERA DO GELO 3” - Longa
Em A ERA DO GELO 3, Scrat continua tentando agarrar a noz fujona e nesse processo talvez encontre o verdadeiro amor; Manny e Ellie esperam o nascimento de seu mini-mamute; a preguiça Sid forma sua própria família adotiva seqüestrando alguns ovos de dinossauro; e Diego, o tigre dentes-de-sabre, se pergunta se não está ficando “mole” demais devido à convivência com seus amigos.

Em uma missão para resgatar o azarado Sid, a turma se aventura em uma nova era, onde a fauna e a flora são diferentes. Neste local, dão de cara com dinossauros, lutam contra plantas carnívoras de fúria assassina – e conhecem uma incansável doninha de um olho só, caçadora de dinossauros, chamada Buck. Carlos Saldanha, o brasileiro que co-dirigiu o primeiro filme desta série, dirigiu o segundo e volta a comandar o terceiro.

Fonte: Assessoria

PARTE DA HISTÓRIA

O negro na história de RO será o novo tema da ACLER

HISTÓRIA

Por Lúcio Albuquerque

A participação do negro na história e na cultura rondoniense deverá ser o novo tema a ser debatido pela Academia de Letras de Rondônia, na segunda quinzena de novembro. A programação já está sendo preparada pela ACLER, e que deverá contar, como das vezes anteriores,com a parceria do Departamento de História e Arquelogia da UNIR.

Será o quarto evento específico sobre a história regional que a ACLER realiza este ano - os anteriores foram sobre Rondon, sob os aspectos do positivismo e da importância científica da missão; a BR-364, abordando sua influência na região e a importância da estrada para o desenvolvimento regional; e ao septuagésimo aniversário de criação do Território Federal, a partir da ocupação brasileira da região Oeste.

"Nessa nova discussão pretendemos abordar ã importante presença do negro em Rondônia nos aspectos da ocupação do vale do Guaporé, feita por escravos que fugiam das minas de ouro de Mato Grosso, a religiosidade e as tradições; o outro perfil representado pelos negros que vieram para construir a Madeira-Mamoré e, o último sub-tema envolve os marinheiros da Revolta da Chibata que foram mandados para cá pelo navio Satélite, cada grupo foerecendo meios para um estudo a respeito da participação dos membros dessa etnia", explicou o rpesidente da ACLER, Lúcio Albuquerque.

OUTROS ASSUNTOS

A Academia Cacoalense de Letras está comemorando dois anos de criação, com ingresso de novos acadêmicos e evento especial na sede do Sindsef naquela cidade.

Será no próximo dia 21, quinta-feira, o lançamento do livro "Novos poemas de amor", assinado pelo acadêmico Pedro Albino. Vai acontecer no hall da casa de cultura "Ivan Marrocos" a partir das 19h30. No dia 26, terça-feira da outra semana, o escritor João Moreira, de Ji-Paraná, vai lançar, no mesmo local e horário, o livro "Na Baiuca de Longwood & outros contos de amor e guerra".

Já em Guajará-Mirim, a Academia local, em parceria com a ACLER, prepara a realização no primeiro trimestre de 2011 do SEminário Internacional de Literatura e História da Fronteira.