quinta-feira, 13 de agosto de 2009

CONFERÊNCIA NEGRA

II CONAPIR

Com a presença de centenas de delegados (inclusive de Porto velho), eleitos em suas respectivas bases e muitos convidados, entre os quais autoridades do mundo artístico e da política nacional, foi realizada em Brasília, de 25 a 28 de junho a II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial.
Temas como a intolerância religiosa, a titulação e demarcação das terras quilombolas, assim como o estatuto da igualdade racial, a violência no Brasil e no mundo foram debatidos ostensivamente, não só com delegados, mas por diversos especialistas presentes no encontro, como o embaixador da ONU Martin I. Uhomoibai, presidente do conselho de Direitos Humanos.
Na mesa de abertura. a grande ausência sentida foi a do presidente Lula, que aparecia no programa oficial da conferência e foi aguardado até o último momento.
Em discurso forte e bastante aplaudido. O ministro Edson Santos (SEPPIR), fez um balanço da situação e dos desafios no qual a questão racial passa no momento. Dos participantes do evento, o grupo de maior expressão foi o de religiosos de matrizes africana, seguido da juventude negra que curtiu ídolos como Racionais Mcs, Rappin Hood e Rap Gog, que se apresentaram no segundo dia do evento.
A grande discussão ficou em torno do Estatuto da Igualdade Racial, que tramita no Congresso há mais de dez (10) anos, com dificuldades de aprovação, para muitos militantes o estatuto como está será um engodo para a população negra, já para outra corrente, é a única chance que o documento tem para ser aprovado.
Venceu a tese de aprovar o estatuto da forma como está, acrescido de alguns pontos, no encerramento do evento, apesar das discussões inflamadas, finalmente foi aprovada a defesa do Estatuto da Igualdade Racial e também de uma articulação para que o novo texto garanta os direitos das comunidades.
O que causa estranheza é o fato de delegados se deslocarem até Brasília para a Conferência e ninguém soube de nada, que papel foram representar com diárias e tudo mais, esse ainda é um grande problema com relação a participações em congressos, seminários entre outros, que acontecem e não se divulga nada, ninguém diz nada sobre esse encontros e não é a primeira vez , como já aconteceu em Fóruns da Amazônia entre outros.
Isso sempre acontece, é preciso rever essas representações, para passear, o Banho do Rio Preto é uma grande opção e mais barato.

Carlinhos Maracanã

Fonte: Revista Raça Brasil.

RODA DE SAMBA

TODAS AS SEXTAS


Ernesto Melo e amigos convidam para a Fina Flor do samba, nesta sexta no bar do ZIZI, na (Calçada do Mercado Cultural), á partir das 20 horas.

Com a participação de: Carlinhos Maracanã, Oscar, Silvio, Ênio, Jair, Bola, Tatá, Heitor e muitos sambistas.

Nesta sexta á partir das 20 horas na (Calçada do Mercado Cultural), a Fina Flor do Samba.

Carlinhos Maracanã.
9971-5084---- 8472-2366

maracapvh@gmail.com

BLOG: painelculturalmaraca. blogspot.com

diplomatas rumo ao tri

CARNAVAL 2010

ESCOLHA DO SAMBA DE ENREDO DA DIPLOMATAS.

Será dia 03 de outubro de 2009, a escolha do samba de enredo da campeã do carnaval 2009, com o tema “O TEMPO E A VIDA NAS ASAS DA ASTROLOGIA, a vermelho e branco iniciará os trabalhos para o carnaval 2010”.

As Eras, são divisões de tempo que resultam de um fenômeno astronômico denominado Precessão dos Equinócios, estão no tema, os Astros, Signos do Zodíaco, Planetas, as Eras de Câncer, Leão, Gêmeos, Touro Áries e etc.

O tema é da professora Dulce, que já dividiu um enredo comigo, foi O folclore Segundo Castro Alves, e ganhou o carnaval em 2008 e neste ano a Escola foi bi-campeã contando a história de sua criação, tema desenvolvido por mim, com samba de Paulinho Cachaça Rafael Saideira.

Este ano a professora desenvolveu com a comissão de carnaval composta por: Marcel Fabiano, Conceição e Dulce, que por sinal, está muito bem elaborado, estarei concorrendo com um samba.

A entrega do samba pelos compositores está marcada para os dias, 21, 22, 23, 24, 25 e 26 de setembro, com a escolha em 03 de outubro, o samba deverá estar digitado em 03 cópias em espaço dois e um CD devidamente gravado com letra e melodia.

A diretoria avisa que o concurso é aberto a todos os compositores e acontecerá na praça vermelho e branco, na Rua Campos Sales, próximo ao João Paulo ll, ás 20 horas.

O contato é através dos telefones. 8402-3827 -9202-7700.

Aproveito para parabenizar a co-irmã Asfaltão pelo lançamento do seu tema.


Carlinhos Maracanã.

roda de samba