quinta-feira, 21 de outubro de 2010

AINDA NO CINEMA

por : Sérgio Ramos
Fundação Cultural leva cinema à universidade

CINEMA

Os documentários “Povo Amondawa”, de Luiz Brito, “Ver-O-Peso”, de Januário Guedes, e “São Carlos do Jamari”, de Alejandro Bedotti, serão exibidos e debatidos nos campus da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná – UNIJIPA, e da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, nos dias 27 e 28 de outubro, respectivamente, durante a programação do Festival Só Curta – Estadual de Curta-Metragem, realizado pela Fundação Cultural de Ji-Paraná a partir do dia 25.

“Povo Amondawa”, de Luiz Brito, retrata a nação homônima, vítima do avanço da civilização através de projeto de colonização incentivado pelo governo federal a partir do final da década de 70. Luiz Brito estará também com o documentário “Taba, Querida Taba” no Festival Só Curta, a ser exibido no Cine Colúmbia. Este, é uma homenagem à Taba do Cacique, casa noturna referência por décadas à boêmia da cidade de Porto Velho. “Ver-O-Peso”, de Januário Guedes, une elementos de documentário e de ficção numa poética a um dos mercados mais conhecidos no Brasil. “São Carlos do Jamari”, de Alejandro Bedotti, vencedor em 2003 do FestCine Amazônia, faz um registro documental da história de São Carlos do Jamari.

Após a exibição haverá comentários sobre os filmes pelos diretores Luiz Brito, Alejandro Bedotti e outros convidados ligados à produção audiovisual do Estado de Rondônia, seguido de abertura para perguntas e comentários dos presentes. “Levar o cinema à universidade é uma forma não só de ampliar o conhecimento acadêmico, mas de provocar discussão sobre a importância do fazer cultural nestas instituições”, ressaltou Carlos Reis, coordenador do Festival.

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário