quinta-feira, 1 de julho de 2010

FOCLORE, continua

ARRAIAL

Amanhã tem Rádio Farol e Diamante


As apresentações da XXIX Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá terminam na noite deste sábado 3 de julho, com as participações dos grupos que foram campões no ano passado. A festa vai começar com a apresentação da Quadrilha mirim “Rádio Farol”; seguida do Boi mirim “Estrelinha”; Quadrilha adulta Rádio Farol, terminando com a apresentação do Boi Bumbá Diamante Negro. Com certeza as arquibancadas e camarotes vão estar super lotadas, principalmente pelos fãs da Quadrilha Rádio Farol.

O grupo liderado pelo professor Severino Castro vai apresentar o tema: “Rádio Farol – Lendas Indígena”. “ O objetivo é mostrar a diversidade cultural existente em Rondônia onde registramos lendas como a do Guaraná, Vitória Régia, Rainha da Macaxeira entre outras”. Dentro do tema cabe homenagem aos grupos de bois bumbas e é claro a dança da quadrilha.

O bumbá Diamante Negro dirigido pelo pedagogo Aluizio Guedes vai brindar os apreciadores da brincadeira de Boi, com o tema “Olhos da Amazônia”. “Vamos mostrar o que a Amazônia tem de mistérios em suas lendas e mitos”. Quatro artesãos que vieram do estado do Amazonas montaram os cenários e alegorias que serão utilizadas na noite deste sábado pelo bumbá da Zona Sul.

A apuração dos votos dos jurados acontece domingo no palco do Flor do Maracujá a partir das 10h00.

FOCLORE

FLOR DO MARACUJÁ

Corre Campo e Juabp

os shows de hoje

Os grupos de hoje são sérios candidatos ao título de campeão do Flor do Maracujá

Os grupos folclóricos, Quadrilha mirim “Rosa de Ouro”; Quadrilha adulta Juabp e Boi Bumbá Nação Corre Campo, são as atrações da noite desta sexta feira da XXIX Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que acontece até domingo no arraial Flor do Maracujá. O outro grupo programado para se apresentar na noite de hoje, o bumbá mirim “Mimozinho”, informou no inicio da semana, que em virtude da falta de recursos, não vai se apresentar. “A não apresentação do Mimozinho não altera o horário das apresentações dos demais grupos, marcados para a noite de hoje”, disse a coordenadora Nazaré Silva.

A Quadrilha adulta Juabp presidida pelo João Big vai mostrar o tema: “Dez anos de história e tradição, brincando São João” o coreografo é o Calielton Sharlisson e a Franciclei.

O Corre Campo vai apresentar o tema: “Rio Madeira – O Banzeiro que preserva a natureza com energia”. A presidente Maria José Alves dona Branca, garante um super espetáculo na noite de hoje durante a apresentação do Boi Bumbá mais antigo de Porto Velho. “Vamos mostrar, porque somos o grupo que mais título de campeão ganhou no Flor do Maracujá”.

A Juabp se apresenta por volta das 22h00 e o Corre Campo 23h00.

Az de Ouro foi show

Apesar de começar sua apresentação com atraso considerável, em virtude da quebra do ônibus que transportava seus brincantes para o Flor do Maracujá, o Boi Bumbá Az de Ouro entrou com garra e animação no “curral” de dança na noite de quarta feira 30. O Amo e levantador de toadas Jair Monteiro fez a diferença ao interpretar as composições do Lissinho Guedes, as personagens Rainha da Batuca, Porta Estandarte, Rainha do Folclore, Diretor de Barreira de índios, Cunhã Poranga e Sinhazinha da Fazenda se destacaram e devem garantir ao bumbá dirigido pela família do Raimundo Nonato Guedes, melhor pontuação que a dos contrários que se apresentaram nas noites anteriores. “O Az de Ouro brincou de Boi Bumbá na arena do Maracujá”, disse o folclorista Antônio Roque super emocionado. Na realidade, o Az de Ouro é o único bumbá considerado grande em Porto Velho, que apresenta coreografia tradicional.

A decepção da noite, foi à falta de respeito da diretoria do boi mirim Veludinho para com o público. Na realidade, o Veludinho que tem como cores originais, o azul e branco, se apresentou de vermelho e branco. Ficou bem claro, que utilizaram as indumentárias que o boi Mimozinho usou ano passado. Menos de quarenta brincantes entraram na arena pelo Veludinho.

Para compensar a péssima apresentação do boi mirim, a Quadrilha adulta “Cabuletê” entrou com garra e proporcionou um belo espetáculo de dança de quadrilha aos presentes.