quinta-feira, 21 de outubro de 2010

PARTE DA HISTÓRIA

O negro na história de RO será o novo tema da ACLER

HISTÓRIA

Por Lúcio Albuquerque

A participação do negro na história e na cultura rondoniense deverá ser o novo tema a ser debatido pela Academia de Letras de Rondônia, na segunda quinzena de novembro. A programação já está sendo preparada pela ACLER, e que deverá contar, como das vezes anteriores,com a parceria do Departamento de História e Arquelogia da UNIR.

Será o quarto evento específico sobre a história regional que a ACLER realiza este ano - os anteriores foram sobre Rondon, sob os aspectos do positivismo e da importância científica da missão; a BR-364, abordando sua influência na região e a importância da estrada para o desenvolvimento regional; e ao septuagésimo aniversário de criação do Território Federal, a partir da ocupação brasileira da região Oeste.

"Nessa nova discussão pretendemos abordar ã importante presença do negro em Rondônia nos aspectos da ocupação do vale do Guaporé, feita por escravos que fugiam das minas de ouro de Mato Grosso, a religiosidade e as tradições; o outro perfil representado pelos negros que vieram para construir a Madeira-Mamoré e, o último sub-tema envolve os marinheiros da Revolta da Chibata que foram mandados para cá pelo navio Satélite, cada grupo foerecendo meios para um estudo a respeito da participação dos membros dessa etnia", explicou o rpesidente da ACLER, Lúcio Albuquerque.

OUTROS ASSUNTOS

A Academia Cacoalense de Letras está comemorando dois anos de criação, com ingresso de novos acadêmicos e evento especial na sede do Sindsef naquela cidade.

Será no próximo dia 21, quinta-feira, o lançamento do livro "Novos poemas de amor", assinado pelo acadêmico Pedro Albino. Vai acontecer no hall da casa de cultura "Ivan Marrocos" a partir das 19h30. No dia 26, terça-feira da outra semana, o escritor João Moreira, de Ji-Paraná, vai lançar, no mesmo local e horário, o livro "Na Baiuca de Longwood & outros contos de amor e guerra".

Já em Guajará-Mirim, a Academia local, em parceria com a ACLER, prepara a realização no primeiro trimestre de 2011 do SEminário Internacional de Literatura e História da Fronteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário