sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Aprendizado

Curso de Direção de Fotografia para Cinema em Porto Velho.

As Oficinas de Direção de Fotografia e Oficina de Desenho de Som, de forma gratuita, que serão oferecidas pela Fundação Joaquim Nabuco e Canne (Centro Audiovisual Norte-Nordeste) ambos de Pernambuco, em parceria com a SECEL que apóia dando a logística local e ABD/ RO que fez o interface para que aconteça os cursos aqui em Porto Velho com participação de profissionais da capital e interior.

Foto: AICinemaOs cursos apresentados vem propiciar o aumento de conhecimento técnico aos nossos realizadores e produtores locais, ajudando inclusive os mesmos à finalizarem seus trabalhos com mais qualidade técnica. Aqui no Norte, temos uma carência enorme de cursos específicos dessa natureza aos nossos profissionais que atuam em Rondônia, isso porque estamos longe dos grandes centros produtores e os cursos desse tipo de formação tem custos elevados.

A Oficina de Direção de Fotografia para Cinema acontecerá em Porto Velho de 18 à 22 deOutubro, no Rondon Palace Hotel, ministrada por Alziro Barbosa cuja formação é de Mestre e Bacharel em Direção de Fotografia pelo VGIK - Instituto Estatal de Cinema da Rússia, Bacharelado com diploma revalidado pela Universidade de São Paulo. Atuou como Diretor de Fotografia em diversos filmes, confira alguns: 2007 - Mistéryos, longa metragem, 35mm, Dir. Beto Carminatti e Pedro Merege Zelito.


A Cauda do Dinossauro, curta, S16mm, Dir.Francisco Garcia. 2006 - JK- Uma pela Noite Para Voar, longa metragem, 35mm, Dir. Zelito Viana. Ao Vivo, curta, S16mm,Dir. Giuseppe Siffredi e Antonio Guerino, em finalização. A Balada do Vampiro, curta, 35 mm, Dir. Estevan Silvera e B. Carminatti, em finalização.B. End. curta, 35 mm, Beto Carminatti, em finalização.

Mapa Imundi, curta, 35 mm, 15min, Beto Carminatti, em finalização. E os Negros do Quilombo Gritam na Cidade, documentário, dvcam, Dir. Amilca Claro. Jardim S.Paulo, documentário, hdv, Dir. Luiz Adelmo. 2005 - Gatão de Meia Idade, longa metragem, HDCAM, Antonio Carlos da Fontoura. Serras da Desordem, documentário, longa metragem, 35mm, Andrea Tonacci. Terra Incógnita,curta metragem, 35mm,15mim, Dir. Gil Baroni e Beto Carminatti Origem dos Nomes, curta metragem, 35mm, 14min, Marta Nassar O Mistério da Japonesa, curta metragem,35 mm, 15min, Beto Carminatti e Pedro Merege

PRINCIPAIS PRÊMIOS E INDICAÇÕES: 2006 - Prêmio de melhor fotografia Longa Metragem, Festival de Gramado para o filme Serras da Desordem, documentário, 35mm, Andrea Tonacci. 2006- Prêmio de melhor fotografia brasileira, concedido pela Ass. Br. Cinematografia (ABC), na categoria curta-metragem, para o filme O Mistério da Japonesa.
2005- Prêmio de melhor fotografia brasileira, concedido pela Ass. Br. Cinematografia (ABC), na categoria curta-metragem, para o filme A Ira.

“Estamos preocupados com a formação de mão-de-obra local dos nossos técnicos e futuros cineastas que estão surgindo aqui em Rondônia. O foco principal da Oficina de Direção de Fotografia é trazer para o realizador e técnico aqui em Rondônia mais conteúdos para aumentar o seu conhecimento na área do cinema e do audiovisual em seus futuros trabalhos num mercado mais especializado e competitivo, e teremos uma outra Oficina de Desenho de Som no mês de novembro aqui em Porto Velho”, enfatizou Luiz Brito presidente da ABD/RO. Informações no email: abdrondonia@yahoo.com.br.