terça-feira, 30 de novembro de 2010

Porto do Samba

Fina Flor do Samba

A miscigenação do samba

se faz no Mercado Cultural

O samba daqui e o samba de lá é apresentado toda sexta no Mercado Cultural

Toda sexta feira, os sambistas portovelhenses e os que estão de passagem ou vieram trabalhar na capital rondoniense, seja nas usinas do madeira ou nas unidades das forças armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), se encontram no Mercado Cultural durante a realização do projeto “A Fina Flor do Samba”.

Tudo começou no mês de maio do ano passado (2009) logo depois da inauguração do Mercado Cultural “Acontece que o Mercado fechava as 19h00 e nós resolvemos reunir os sambistas na praça Getúlio Vargas a partir das 20h00” lembra Ernesto Melo. Na realidade Ernesto Melo num dia de muita inspiração convocou alguns sambistas para participarem de uma roda de samba na praça Getúlio Vargas tão logo o Zizi cerrou as portas de sua lanchonete naquela noite de sexta feira dia 22 de maio. Nascia ali o Projeto “A Fina Flor do Samba”. Os encontros passaram a acontecer sempre as sexta feiras. Ernesto levava um isopor cheio de cerveja e tira gosto e lá ficavam tocando samba, o próprio Ernesto ao cavaquinho, Mávilo Melo, Oscar Khigth, Silvio Santos, Enio Melo, Joãozinho Carteiro entre outros, as mulheres dos sambistas os acompanhavam e a reunião terminava sempre por volta da meia noite.

Após negociar com seu Zizi a permanência do Lanche aberto até 22h00 sob a direção da Vera as reuniões passaram a acontecer dentro do Mercado, ainda sem aparelhagem de som. “Era o famoso pagode de mesa”. No mês de janeiro desse ano as rodas de samba passaram a ser também ensaio carnavalescos, pois Ernesto resolveu abrir espaço para a execução de marchinhas carnavalescas principalmente dos blocos como Banda do Vai Quem Quer, Rio Kaiary, Galo da Meia Noite e Calixto & Cia entre outros.

Sambistas de outros estados

A Fina Flor do Samba que no inicio era reduto apenas dos sambistas tradicionais de Porto Velho, hoje reúne sambistas de todas as partes do Brasil em especial, os militares cariocas que estão prestando serviço no Exército ou na Base Aérea como é o caso do cavaquinista Walber (sargento na Base Aérea) e do banjista França também sargento na Base Aere de Porto Velho e Wilson Harmonia que presta serviço no Hospital de Guarnição do Exército, somam-se a esses, os maranhenses William e seu irmão Coimbra (voz) e Sergio Ramos (ganzá). O Mato-grossense Hudson Mamede (voz), o paraense Walber do Pandeiro e ainda os cariocas Cristóvão (cavaquinho) e Neguinho do Pagode (tan tan) que formam com os portovelhenses Ernesto Melo, Oscar Knight, Silvio Santos, Bainha, João Carteiro, Caratê (Rebolo), Beto Ramos, Áureo e Audizio o grupo que anima os sambistas toda sexta feira no Mercado Cultural. “Chego aqui antes das sete horas da noite com o intuito de segurar uma mesa para nossa turma”, disse o sambista Marcelo Rodrigues. A mesma atitude do Marcelo é seguida por dezenas de pessoas que transformaram a roda de samba em seus programas de lazer.

O Bar do Zizi que até bem pouco tempo reinava soberano na preferência dos freqüentadores da roda de samba, hoje tem como concorrente o Café com Arte da agitadora cultural Almira Lopes.

Atualmente a Fina Flor do Samba conta com o apoio da Fundação Iaripuna que dispobiliza a sonorização e a iluminação e dez vez em quando libera um cachê para os músicos. “Isso é muito raro”, confessa Ernesto Melo. O que se vê todas as sexta feiras, é o Oscar solicitando aos presentes, que colabore com o grupo adquirindo uma ficha (cover artístico) no Café com Arte. “Essa colaboração serve para a aquisição de corda para os cavaquinhos e violões além de peças de reposição dos demais instrumentos”, complementa Ernesto Melo.

De uns tempos para cá os coordenadores do Projeto resolveram colocar sempre a partir das 23h00, um show especial. Assim já se apresentaram especialmente os cantores José Luiz Torrado, Joãozinho Carteiro, Bainha, Silvio Santos, Beto Cezar e Carlinhos Maracanã. Até cantores de renome nacional como Chico da Silva, Dunga e Royce do Cavaco já se apresentaram na Fina Flor e ainda tem as pastoras Erenir, Rosa, Rose, Beth Maria, Úrsula e Ana Célia. “Na próxima sexta feira dia 3, teremos o show do Marquinhos PQD”, finaliza Ernesto Melo.