segunda-feira, 10 de maio de 2010

PORTO VELHO EM FOTOS

O fotógrafo e vídeomaker Luiz Brito conseguiu através do patrocínio da Energia Sustentável/Jirau a reimpressão do livro de fotografia “Revelando Porto Velho”, publicado pela primeira vez em 2004, com patrocínio da Brasil Telecom. Luiz é um dos mais respeitados profissionais na área audiovisual e um dos mestres na arte da fotografia, já tendo participado de exposições internacionais em países como Áustria e Espanha.

Pesquisador nato, defensor do meio ambiente e do regaste histórico dos patrimônios, o livro “Revelando Porto Velho” é um compêndio de fotos históricas que retratam a capital de Rondônia em momentos de gênese além de pontos de referência histórica no aspecto social da cidade.

Fruto de uma árdua pesquisa, as fotos da obra foram adquiridas durante ao longo dos anos em contatos com a própria comunidade local que forneceu material de acervo familiar. Outra fonte importante do fotógrafo foi do acervo pessoal do historiador e jornalista Manoel Rodrigues Ferreiras – autor do livro “A Ferrovia do Diabo” – que cedeu algumas reproduções, outra fonte foi a família do sanitarista Oswaldo Cruz (1872 – 1917), que também cedeu reproduções na época em que esteve em Rondônia.

De acordo com Luiz Brito a nova edição terá algumas novidades, como o acréscimo de textos nas legendas de algumas fotos. Mas, um detalhe que deve enriquecer ainda mais a obra é a inclusão de duas orelhas (capa e contra-capa), onde cada uma apresentará uma foto histórica inédita e dois textos da época. Um deles descreve o dia da inauguração do Teatro Fênix em Porto Velho, o outro texto, de 1918, apresenta aspecto histórico do bairro Da Favela, próximo de Santa Bárbara.

A nova reimpressão seguirá o mesmo modelo da primeira edição, com os acréscimos destacados por Luiz e será impresso fora do Estado pela Gráfica Coan no final de maio, com um padrão gráfico de primeira linha e todo custeado pela Energia Sustentável, que deu aval ao projeto cultural proposto pelo fotógrafo. Luiz acredita que até o final de junho fará o lançamento da nova edição.

Luiz Brito já tem outros trabalhos fotográficos do mesmo estilo engatilhados, entre eles três temáticos, diferentes e que já serviram de mote para exposições: “As Queimadas”, “Festejo do Divino Guaporé” e “Ferrovia da Estrada de Ferro Madeira Mamoré”.

Fonte: Rondoniaovivo.com - Texto: Marcos Souza -

Nenhum comentário:

Postar um comentário