quarta-feira, 21 de julho de 2010

GALO CARNAVAL 2011

SOCIEDADAE CULTURAL GALO DA MEIA NOITE

CONCURSO DE MARCHINHAS.

Marcha de Carnaval, também conhecida como "marchinha", é um gênero de música popular que esteve no carnaval dos brasileiros dos anos 20 aos anos 60 do século XX, altura em que começou a ser substituída, na preferência do público, pelo samba enredo.[]
A primeira marcha foi a composição de 1899 de Chiquinha Gonzaga, intitulada Ó Abre Alas, feita para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro. Na origem foi, no entanto, um estilo musical importado para o Brasil. Descende diretamente das marchas populares portuguesas, partilhando com elas o compasso binário das marchas militares, embora mais acelerado, melodias simples e vivas, e letras picantes, cheias de duplo sentido. Marchas portuguesas faziam grande sucesso no Brasil até 1920, destacando-se Vassourinha, em 1912, e A Baratinha, em 1917?]
A verdadeira marchinha de carnaval brasileira começou a surgir no Rio de Janeiro com as composições de Eduardo Souto, Freire Júnior e Sinhô?] e atingiu o apogeu com intérpretes como Carmem Miranda, Almirante, Mário Reis, Dalva de Oliveira, Silvio Caldas, Jorge Veiga e Blecaute, que interpretavam, ao longo dos meados do século XX, as composições de João de Barro, o Braguinha e Alberto Ribeiro, Noel Rosa, Ary Barroso e Lamartine Babo. O último grande compositor de marchinha foi João Roberto Kelly.
O Bloco Carnavalesco Galo da Meia Noite está lançando seu Primeiro Concurso de Marchinhas de carnaval, o evento que acontecerá dias 22/23/24 de SETEMBRO, no Clube Kabanas, as inscrições podem ser feitas na SECEL, (Prédio do relógio), na Avenida sete de setembro, centro, com Carlos Castro.
O Tema será: Galo da Meia Noite, o Rei do Seu Terreiro Natal.
Os compositores podem fazer contatos também com o presidente Edson Caúla, para receberem o Regulamento, contato, 991-3953.
A premiação agraciará apenas o primeiro colocado com R$ 1.000,00 (mil reais) e R$ 200,00 (duzentos reais) para o melhor intérprete.
A comissão julgadora será composta de: jornalistas, acadêmicos de letras, poetas, compositores e carnavalescos.
Demais informações sobre data de entrega, ensaio, forma de apresentação, você terá no Regulamento.
Contatos Telefônicos: 9981-9672/ 9994-0141/ 9971-3953.
* As marchas deverão ser inéditas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário