sexta-feira, 21 de maio de 2010

Soldado da Borracha/ o Filme

LOCAL: Espaço Cultural Vrena
DATA: 24 de maio de 2010
HORÁRIO: 10h

A Produtora concederá uma entrevista coletiva antes de embarcar para EUA

História dos soldados da borracha vai para Hollywood

Filha de Soldado da Borracha conta ao mundo a saga dos heróis esquecidos.


Legenda:

“Soldados da Borracha” é um filme documentário de longa-metragem em fase de conclusão que retrata o drama dos nordestinos, que sobreviveram ao inferno verde da selva Amazônica. A cineasta Eva Neide idealizadora deste brilhante trabalho autoral vai tecer o destino destes heróis anônimos, que ainda lutam obstinadamente para serem reconhecidos pelo governo brasileiro.

Esta dívida histórica, no entanto, já se arrasta desde a 2ª Guerra Mundial, na década de quarenta, (século passado). Nesta obra, os sobreviventes desta epopéia dos arigós contam em detalhes as suas histórias singulares, os seus dramas pessoais e as lembranças da terra amada.

O documentário é um retrato desta brigada esquecida, que contribuiu para povoar os rincões da Região Norte. A diretora nasceu no município de Feijó, no estado do Acre, filha do Soldado da Borracha Sr. Manoel Gomes da Silva, um cearense enviado para a região Amazônica pelo o governo brasileiro para atender o Acordo de Washington, com apenas vinte anos de idade, Eva Neide traz estas histórias à tona com muita sensibilidade por ter vivido essa experiência na pele.

Eva Neide conta que pela primeira vez, a sociedade brasileira e internacional conhecerá estes rostos carcomidos pelo tempo, os seus nomes e suas histórias, que sempre foram ignoradas pelas autoridades, que passaram pelo Governo Central. Durante as locações, a equipe de produção se surpreendeu com a coragem e a obstinação destes soldados da borracha, para superarem as adversidades da vida.

O filme “Soldados da Borracha” está com o lançamento previsto para o final deste ano. Há oito anos, a diretora luta para concretizar este sonho de infância, de levar para as telas do cinema a história destes abnegados nordestinos, que foram esquecidos nos confins da Floresta Amazônica. “Cresci escutando o meu pai falar sobre os seringais por onde ele cortou seringa, no Vale do Envira”, comenta Eva Neide em tom de resignação. “Este ainda vai ser um filme documentário, mas eu não vou sossegar enquanto eu não contar esta história de maneira ainda mais abrangente, numa grande produção.”

O material bruto, que correspondente a mais de 150 horas de gravação está sendo editado em Los Angeles. “A equipe percorreu cinco Estados da Federação, vasculhando bibliotecas à procura de acervos no Brasil e Estados Unidos em busca deste acontecimento ocorrido em plena 2ª Guerra Mundial”, enfatizou a diretora.

Eva Neide revela que começou a captação de “Soldados da Borracha”, no final do ano de 2004, depois de dois anos de pesquisa e um ano de preparação técnica. Apesar de estar ainda em fase de pós-produção, o documentário “Soldados da Borracha”, já conquistou o seu primeiro prêmio dado por uma audiência numa pequena amostra de cinco minutos, na cidade americana de Los Angeles, numa pequena competição, através da National Association of Latino Producers (Nalip).“Não imaginei que fôssemos ganhar, pois estávamos concorrendo com doze filmes de ficção que já haviam sido terminados e nossa amostra era de cinco minutos de imagens brutas”, disse Eva Neide, surpreendida com primeiro lugar.



Fonte: Geraldo Cruz
Casa da Cultura Ivan Marrocos

Nenhum comentário:

Postar um comentário