quinta-feira, 13 de agosto de 2009

CONFERÊNCIA NEGRA

II CONAPIR

Com a presença de centenas de delegados (inclusive de Porto velho), eleitos em suas respectivas bases e muitos convidados, entre os quais autoridades do mundo artístico e da política nacional, foi realizada em Brasília, de 25 a 28 de junho a II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial.
Temas como a intolerância religiosa, a titulação e demarcação das terras quilombolas, assim como o estatuto da igualdade racial, a violência no Brasil e no mundo foram debatidos ostensivamente, não só com delegados, mas por diversos especialistas presentes no encontro, como o embaixador da ONU Martin I. Uhomoibai, presidente do conselho de Direitos Humanos.
Na mesa de abertura. a grande ausência sentida foi a do presidente Lula, que aparecia no programa oficial da conferência e foi aguardado até o último momento.
Em discurso forte e bastante aplaudido. O ministro Edson Santos (SEPPIR), fez um balanço da situação e dos desafios no qual a questão racial passa no momento. Dos participantes do evento, o grupo de maior expressão foi o de religiosos de matrizes africana, seguido da juventude negra que curtiu ídolos como Racionais Mcs, Rappin Hood e Rap Gog, que se apresentaram no segundo dia do evento.
A grande discussão ficou em torno do Estatuto da Igualdade Racial, que tramita no Congresso há mais de dez (10) anos, com dificuldades de aprovação, para muitos militantes o estatuto como está será um engodo para a população negra, já para outra corrente, é a única chance que o documento tem para ser aprovado.
Venceu a tese de aprovar o estatuto da forma como está, acrescido de alguns pontos, no encerramento do evento, apesar das discussões inflamadas, finalmente foi aprovada a defesa do Estatuto da Igualdade Racial e também de uma articulação para que o novo texto garanta os direitos das comunidades.
O que causa estranheza é o fato de delegados se deslocarem até Brasília para a Conferência e ninguém soube de nada, que papel foram representar com diárias e tudo mais, esse ainda é um grande problema com relação a participações em congressos, seminários entre outros, que acontecem e não se divulga nada, ninguém diz nada sobre esse encontros e não é a primeira vez , como já aconteceu em Fóruns da Amazônia entre outros.
Isso sempre acontece, é preciso rever essas representações, para passear, o Banho do Rio Preto é uma grande opção e mais barato.

Carlinhos Maracanã

Fonte: Revista Raça Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário