quarta-feira, 12 de agosto de 2009

LIGA DAS ESCOLAS DE SAMBA

PROPOSTAS PARA AJUSTES NO ESTATUTO DA LIGA DAS ESCOLAS DE SAMBA.



01. A Liga das Escolas de Samba ficará responsável apenas pelo desfile das Escolas, não se envolvendo com outros eventos fora de sua jurisdição de competência.


02. Criar o calendário de entrega dos Temas de Enredos das Escolas. (sugestão: julho do ano anterior ao desfile).


03. Solicitar dos Presidentes das Escolas a planilha de custo estimativo do seu carnaval, tendo como base o carnaval anterior. (2009). Ex. tecidos, adereços, mão de obra, material de decoração de carros, madeiras, ferragens, etc. (sugestão: agosto do ano anterior ao desfile), para apresentar ao Município o valor real do repasse.


04. Prazo de entrega dos Sambas de Enredo. (sugestão: 1ª quinzena de outubro do ano anterior ao desfile).


05. Gravação do CD das Escolas. (sugestão: 2ª quinzena de novembro do ano anterior ao desfile).


06. Entrega do material da Escola para a comissão de jurados. (sugestão: 08 dias antes do desfile).


Esse material será composto de: Identificação de carros, destaques, fantasias e alegorias. Ex. o que representa os carros, os destaques, as fantasias, as baianas, mestre sala e porta bandeira, bateria, etc.

* Bem como o tema enredo e a letra do samba, em quantidades solicitadas pela coordenação de jurados.
07. Propor com a máxima urgência a criação da Comissão Permanente de carnaval, através da Fundação Iaripuna, conforme solicitação já entregue ao Senhor Presidente da mesma, envolvendo todos os órgãos competentes para a realização do desfile de carnaval.

Essa solicitação deve-se ao fato de alguns órgãos oficiais não terem o mesmo compromisso da Fundação e da Liga, no que diz respeito à estrutura do desfiles.

Ex: banheiros químicos, carro de som para o ensaio técnico, fios cruzando a avenida, transformadores de energia, grades de proteção da concentração á dispersão, maior quantidade de arquibancadas, sonorização adequada para o desfile, documentação, vistorias, inspeções em barracões, iluminação, fechamento da avenida, etc.


Adequação da avenida para os desfiles (galhos de árvores pendendo para a avenida, recuo da bateria, acesso para o retorno de carros de som, entre outros), orientações de acesso ao público.


Criação do Departamento de carnaval da Liga, para viabilização do desfile junto a Comissão Permanente a ser criada pela Prefeitura.



08. O não envolvimento da Liga com outras instituições, ou o empréstimo de seu número de CNPJ, para socorro de outrem.


09. A busca urgente de um espaço para a construção de sua sede própria, para realização de eventos das afiliadas, visto que nenhuma das escolas possui sede, a Liga as socorreria na forma de cedência do espaço, com uma taxa de manutenção pré-estabelecida pela sua ocupação.

- Devendo, também, a Liga realizar eventos culturais, sociais e esportivos para sua manutenção anual.


A construção poderá ser solicitada através de projetos de Emendas Parlamentares. (Estaduais Municipais e Federais), ou através de convênios com a iniciativa privada.

Empenho da Liga para que o convênio do carnaval seja feito no ano anterior, evitando o repasse dos recursos dias antes do desfile.


Desenvolvimento de Ações Sociais, visando novas parcerias. (Ex. doação de sangue, participação em campanhas de doação de alimentos, roupas entre outros).


Participar do calendário Cultural e Social da Prefeitura, com apresentações das agremiações, solidificando a parceria.



Carlinhos Maracanã.
Agitador Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário