segunda-feira, 20 de julho de 2009

A Relevância de um Enredo.

Algumas pessoas, me criticando, costumam dizer que eu não deveria fazer temas de enredo para mais de uma Escola de Samba, isso acontece, primeiro, porque gostam dos temas que pesquiso, segundo, são amigas que confiam no meu compromisso com o carnaval e terceiro, por que sabem que dou a maior relevância ao mesmo.
Enredo em uma Escola de Samba é a criação de um tema ou conceito que será desenvolvido pela Escola, é ele que determina o desfile na avenida, para se confeccionar as fantasias, os adereços, as alegorias e o samba de enredo, (daí o nome).
Argumento, tema, ou seja, a idéia básica do que está sendo apresentado ao público e principalmente aos jurados, é a associação de tudo.
Só para se ter uma idéia da importância do enredo, se um carro alegórico quebrar ou deixar de entrar na avenida por qualquer outro motivo, quem pune a Escola é o jurado de enredo, o julgador de alegorias dará a nota baseado apenas no que viu passar á sua frente.
Por isso a minha preocupação com o dito, quando me pedem para escrever um. Na maioria das vezes (dependendo da história a ser contada), é preciso ler mais de um livro.
E por incrível que pareça, o autor do enredo, nunca recebe pelo seu trabalho, aqui no nosso carnaval.


Como dizia o velho Henfil:

“Se não houver frutos, valeu a intenção das flores,
Se não houver flores, valeu a sombra das folhas,
Se não houver folhas, Valeu a intenção da Semente”.




Carlinhos Maracanã
Agitador Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário