quarta-feira, 1 de julho de 2009

Maniçoba


Origem: indígena.A maniçoba é uma comida utilizada pelos índios que preparavam para consumir nas ocasiões especiais, quando iam festejar algum acontecimento importante. A maniva são folhas da mandioca e por ser muito tóxica necessita ser cozida por vários dias para eliminar suas toxinas. Os índios colocavam a maniva triturada no fogo para cozer em água e saiam para caçar. Os animais abatidos eram colocados dentro da vasilha que estava a ferver, não se sabe ainda por quanto tempo cozinhavam a maniçoba. Mas, calcula-se que a deixavam ferver por uns 4 ou 5 dias. Hoje demoramos em preparar uma gostosa maniçoba exatamente 6 dias. A maniçoba criada pelos indígenas já sofreu influência dos colonizadores brancos que a ela acrescentaram os defumados e hoje em dia se prepara esta iguaria com os mesmos ingredientes utilizados para o preparo da feijoada substituindo o feijão pela maniva. A maniçoba até hoje continua sendo um prato requintado. É servido principalmente nas ocasiões especiais tal como faziam os indígenas.

Li na coluna do Zékatraka o comentário do Lúcio Gusmam e fica aqui o nosso agradecimento pela deselegância pelo "parar de falar besteira". Mesmo assim, fica aqui o nosso abraço ao amigo em terras paraenses.

3 comentários:

  1. Maniçoba é original de moçambique, pesquise mais um pouco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li em algumas pesquisas que foram os escravos que criaram para substituir o feijão, que na época era um grão nobre e só os fazendeiros comiam.

      Excluir