![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivQLJ_QtJ9sNtlovYyUULtMHa7pH8HJc-QN0wJK1bNs7ly611pd0LFDSMeXWlysplrzGv-2gtAYyMNu1zOyxwSPrCDVZ3JBj05-bGTUBErjz0dPUAsLPBuIulywreC2z0LopylUjkXThE/s320/Mani%C3%A7oba.jpg)
Origem: indígena.A maniçoba é uma comida utilizada pelos índios que preparavam para consumir nas ocasiões especiais, quando iam festejar algum acontecimento importante. A maniva são folhas da mandioca e por ser muito tóxica necessita ser cozida por vários dias para eliminar suas toxinas. Os índios colocavam a maniva triturada no fogo para cozer em água e saiam para caçar. Os animais abatidos eram colocados dentro da vasilha que estava a ferver, não se sabe ainda por quanto tempo cozinhavam a maniçoba. Mas, calcula-se que a deixavam ferver por uns 4 ou 5 dias. Hoje demoramos em preparar uma gostosa maniçoba exatamente 6 dias. A maniçoba criada pelos indígenas já sofreu influência dos colonizadores brancos que a ela acrescentaram os defumados e hoje em dia se prepara esta iguaria com os mesmos ingredientes utilizados para o preparo da feijoada substituindo o feijão pela maniva. A maniçoba até hoje continua sendo um prato requintado. É servido principalmente nas ocasiões especiais tal como faziam os indígenas.
Li na coluna do Zékatraka o comentário do Lúcio Gusmam e fica aqui o nosso agradecimento pela deselegância pelo "parar de falar besteira". Mesmo assim, fica aqui o nosso abraço ao amigo em terras paraenses.
que bom
ResponderExcluirManiçoba é original de moçambique, pesquise mais um pouco!
ResponderExcluirEu li em algumas pesquisas que foram os escravos que criaram para substituir o feijão, que na época era um grão nobre e só os fazendeiros comiam.
Excluir